Razões para a queda do Solana (SOL)

Razões para a queda do Solana (SOL)

Os investidores da criptomoeda Solana (SOL) sofreram perdas de dois dígitos hoje após um novo período de inatividade da rede. A blockchain foi encerrada dia 1 de Junho por volta das 17h55 (hora de Lisboa), devido a um erro no código que impediu a produção de blocos.

História

A blockchain Solana foi lançada em 2017 e a moeda SOL começou a ser negociada na primavera de 2020. Graças à alta geral nos mercados de criptomoedas depois do crash da pandemia e o hype em torno desta rede, o valor do SOL subiu em pouco tempo de $1 para $259 USD. Antes do início das negociações, a moeda era distribuída em airdrops.

Este crescimento rápido do valor não foi acompanhado por um desenvolvimento igualmente rápido da rede. Apenas dois anos não é tempo suficiente para o desenvolvimento gradual do blockchain e do seu ecossistema.

Problemas da Blockchain Solana

Solana está a ter um ano terrível, em 2022 esta já é a sétima interrupção da rede.

No início de Maio a rede esteve bloqueada 7 horas. Neste caso, foi um ataque de bots direcionado ao serviço Candy, uma ferramenta de mineração NFT. Um mês depois, um novo bug interrompeu o Solana, levantando sérias dúvidas sobre a eficácia dessa blockchain, que é a quinta maior em valor total de ativos bloqueados.

img1

Solana está a tornar-se sinônimo de apagões e congestionamentos frequentes. Antes foi considerado o sucessor do Ethereum” como plataforma para tokens não fungíveis (NFTs) e finanças descentralizadas (DeFi). Os investidores estão a migrar para esta rede devido às taxas de transação mais baixas e maior escalabilidade.

Motivo da última queda de Solana

No Twitter, o cofundador da Solana, Anatoliy Yakovenko, e outros engenheiros da equipa atribuíram a falha de quarta-feira a um bug num tipo especial de transações "durable nonce transactions". Isso levou ao não determinismo, o que significa que diferentes validadores geraram resultados diferentes para o mesmo bloco e nenhum consenso foi alcançado.

De acordo com a página de status de Solana, a rede ficou inativa por quatro horas e dez minutos, pois os validadores conseguiram reiniciar com sucesso a rede principal por volta das 24:00 UTC.

A rede e os fundos dos utilizadores permaneceram seguros, pois apenas as transações "durable nonce" foram desativadas para permitir colocar a rede online novamente. Yakovenko observou que num futuro próximo serão introduzidas modificações no código para resolver o problema de forma definitiva.

img2

Austin Federa, chefe de comunicações do Solana Lab, disse que "durable nonce" representa uma percentagem incrivelmente pequena das transações feitas no Solana.

Federa disse:

"Este um bug provavelmente existiu há algum tempo, mas nunca se tornou um problema porque não é algo que a maioria das pessoas use."

Um dos validadores de Solana, Stakewiz, observou que o problema com esse tipo de transação é conhecido há algum tempo, e é por isso que o blockchain foi interrompido repetidamente, mas por algum motivo a equipa desenvolvimento não está com pressa em resolver o problema.

SOL perde 12%

Todos estes problemas com a rede Solana podem estar a contribuir para a queda significativa da SOL de mais de $200 para menos de $40 em poucos meses. Solana foi mencionado por muitos especialistas no início do ano como um dos rivais mais importantes do Ethereum, justamente por causa do promissor mercado de NFT. No entanto, agora parece que outras blockchains como Cardano ou Avalanche provaram ser mais fiáveis.

img3

Embora o mercado de criptomoedas como um todo tenha caído significativamente, a SOL tem uma queda de preço maior do que muitos dos seus concorrentes.

img4